//
você está lendo...
rostos da hp

Rostos da HAP – Isabela

IsabelaMe chamo Isabela, tenho 31 anos, sou casada, moro em Manaus e sou profissional de relações públicas. Meu casamento aconteceu no dia 9 de setembro de 2011. Lembro que, quando meu pai me pegou pelo braço, para me levar até o altar, eu só pensava: “não posso ficar ofegante, não posso ficar ofegante”. Era um caminho curtinho, talvez 50 metros. Mas, para mim, já era muito cansativo.

Passei a lua de mel em Salvador e lá ficou claro que tinha realmente algo errado comigo. Era um sacrifício andar na praia… Subir as ladeiras do Pelourinho, então, nem pensar! Tudo era tão difícil!

Voltei para Manaus e comecei uma peregrinação pelos consultórios médicos. Só aí me dei conta de que já estava me sentindo mal há pelo menos um ano. E, durante esse tempo todo, os médicos que procurava falavam que meus problemas eram os mais diversos possíveis: sinusite, rinite, alergias. Nunca cogitaram a HAP. Nessa época, meus sintomas eram tontura e muita falta de ar. Não precisava nem fazer exercícios pesados: atividades simples, como subir três lances de escada, escovar o cabelo, lavar louça, me davam uma falta de ar tão grande que espremia meu peito. A sensação era horrível.

Finalmente um pneumologista indicou que eu fizesse uma tomografia do pulmão. E aí, batata: quando abri o laudo, estava escrito – Hipertensão Arterial Pulmonar. Como nunca tinha ouvido falar da doença, a primeira coisa que fiz foi procurar no Google e o resultado foi desastroso. As notícias falavam em uma doença mortal, com sobrevida de dois anos. Mostravam também pacientes acamados, muito debilitados, fazendo uso 24 horas por dia de oxigênio e com poucas opções de remédios para controlar a HAP. Nunca, na minha vida inteira, passei por uma situação de tanto pavor, como no momento em que li aquelas notícias. Achei que fosse morrer em dois anos.

Com esse primeiro diagnostico, fiz vários outros exames para confirmar e indicar o grau da doença. Um deles foi o cateterismo, que, me diziam os médicos, seria simples e rápido. Não foi, e como consequência, fui parar na UTI. Que susto!

Depois que me recuperei, iniciei o tratamento com os remédios específicos para doença e  minha vida foi voltando ao normal. Aos poucos, fui conhecendo meus limites.  Hoje sei bem o que posso fazer tranquilamente, o que me cansa um pouco, o que cansa um pouco mais etc.

Algumas coisas são impossíveis: não posso subir ladeiras, escadas e fazer longas caminhadas. Não dá pra arrumar a casa (até dá, mas é certo que sentirei tontura ou desmaiarei… rsrs). Não dá pra dançar mais de uma música seguida. Não posso mergulhar nem fazer trilhas. Não posso me exceder nem na bebida e nem na comida.

Há também o que eu nunca fiz e sinto remorso, porque sei que a HAP nunca vai me deixar fazer: uma tatuagem, correr uma maratona, fazer um curso de dança, subir o Monte Roraima. Atividades tão simples e banais, que sempre me pergunto: por que não fiz enquanto podia?

Na verdade, em relação a todas as privações, eu acabo tirando de letra. Mas existe uma coisa que a HAP me tirou e eu não consegui aceitar ainda: o fato de não poder ter filhos. É tão cruel, tão injusto com uma mulher… É muito triste saber que nunca vou passar pela experiência de ser mãe, de gerar uma criança, de discutir com meu marido se o bebê se parece mais com ele ou comigo.

Esta é minha principal batalha: tentar aceitar, entender que Deus deve ter uma boa razão para que eu tenha essa condição. Por outro lado, essa situação acabou abrindo meu coração para outras possibilidades, como amar minha enteada como se fosse minha filha e a adoção.

Já faz dois anos que descobri a HAP. Não morri (claro) e nunca passei mais de dez dias internada. Nunca precisei usar oxigênio. Minha produtividade no trabalho não caiu e não parei de estudar. Continuo fazendo planos audaciosos e todos exigem tempo: deixar o cabelo crescer, aprender francês, viajar para outros países, encarar 30 anos de financiamento de uma casa, ajudar a Clara a escolher o vestido de noiva (o que deve demorar, pelo menos, uns 15 anos).

Enfim, a HAP não parou minha vida e eu também não parei minha vida por causa da HAP. E ela me fez perceber o que realmente importa: os amigos, a família, o AMOR.

Sobre ABRAF

Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas Siga-nos também: no Facebook: hipertensaopulmonar no Instagram: @hipertensaopulmonar

Discussão

4 comentários sobre “Rostos da HAP – Isabela

  1. Linda, corajosa e inspiradora.

    Publicado por Fabiele Fernandes | 11 de dezembro de 2013, 18:11
  2. Oww Bela, nunca imaginei que algo como isso poderia acontecer com vc, triste por ter essa noticia através de um site, afinal já fomos amigos tão próximos… Triste tbm por sua condição e por saber pelo que já passou, mas muito feliz pelo tanto que vc aparenta estar evoluída espiritualmente. Lógico que Deus tem seus planos pra todos nós e temos que confiar Nele. Bom, podia passar horas aqui escrevendo sobre tudo isso e sobre a nostalgia que sinto, principalmente neste exato momento, da época que éramos amigos mais próximos, mas acho que não convém. Espero que perceba e lembre, por essas poucas palavras, o quanto gosto de vc e de sua família. Pois bem, desejo melhoras e que vc continue encarando tudo isso com alegria e sempre aprendendo, feliz como vc sempre foi.
    Um grande beijo de seu amigo, mesmo não mais próximo, mas sempre amigo Heyder Cabral Lira Júnior.

    Publicado por Heyder Júnior | 12 de dezembro de 2013, 03:08
  3. Que emocionante depoimento! Parabéns Isabela,pela coragem e fé.Temos o Deus do impossível e ELE tudo pode! Você conseguiu e vai conseguir sempre, pois você é maior do que a HAP. Beijo no seu coração!!!
    .

    Publicado por ELAINE MARIA VERSIANI DO VALLE RAMOS | 14 de dezembro de 2013, 12:37
  4. Isabela não te conheço, mais achei você uma mulher com coragem, apesar de ter passado por momentos dificil , estas em um patamar muito evoluído, e serás muito feliz cada dia que passe por encarar tão bem, essa mudança na sua vida, porque Deus é maravilhoso nós não sabemos o porque agora, mais com o tempo aprenderemos o porque desse problema na sua vida, e parabenizo o Heyder Cabral, bonita mensagem que passou para você, felicidades.

    Publicado por itajacy | 15 de dezembro de 2013, 12:45

Deixe um comentário

dezembro 2013
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031